A retomada das empresas e os cuidados com a saúde dos colaboradores

A pandemia do novo coronavírus acarretou em uma série de mudanças no comportamento das pessoas e empresas. O cuidado com a higienização, se antes não era tão recorrente, agora passou-se a ser fundamental. Máscaras, álcool em gel 70%, distanciamento social, lavagem frequente das mãos, entre outros processos de higiene, já estão fazendo parte do cotidiano brasileiro, e com a retomada gradual das atividades de diversos setores do mercado, este é um novo hábito que terá que ser ainda mais reforçado.

A volta das atividade

O Home Office se tornou a principal forma de se trabalhar adotado pela maioria das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mercer e pela Mercer Marsh Benefícios sobre a retomada das atividades em 253 empresas brasileiras. 85% continuará com esta forma de trabalho, porém de forma opcional, ou seja, cabe ao trabalhador voltar ao seu seu local de afazeres ou continuar em sua casa.

Aos que decidirem ou forem obrigados a retornar, é necessário que haja uma colaboração mútua, tanto pela medidas extremas e funcionais adotados pela empresa como pelo trabalhador. Desta forma, as empresas terão que adotar um plano de ação que seja elaborado em conjunto com a medicina do trabalho, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde.

Cuidados a serem realizados pela empresa

Um dos principais problemas que a empresa terá que solucionar, é a distância que um trabalhador terá que ficar do outro. Caso isso não seja possível, o recomendado é a implementação de barreiras físicas, como por exemplo de uma divisória, separando uns dos outros. 

A higiene do local terá que ser realizada a todo instante, principalmente objetos onde diversas pessoas toquem constantemente, como por exemplo, mesas, interruptores de luz, bancadas, telefones, teclados, maçanetas, etc.

As empresas terão que disponibilizar estruturas para a higienização das mãos, como um lavatório (higienizado com frequência), água, sabão e álcool 70%. É recomendado também que as superfícies sejam limpas com este álcool.

O uso da máscara terá que ser utilizado a todo instante, com obrigatoriedade de troca a cada 4 horas ou assim que estiver úmida.

Evite aglomerações em espaços internos onde não há uma certa circulação de ar, pois locais fechados são mais propensos para circulação e contágio do vírus. Como a grande maioria dos locais de trabalho são fechados com o uso do ar condicionado, é de suma importância um sistema de filtragem eficiente, pois ajuda a reduzir a transmissão do vírus, portanto, o que deve-se fazer é colocar um filtro de alta performance, de malha mais entrelaçada e com espessuras maiores.

Será necessário a implementação de medidas de triagem, como a aferição diária da temperatura, por exemplo, para assim, recomendar que pessoas que estiverem com febre, não entrem no local e busquem atendimento.

Como retornar ao trabalho

O ideal é que a volta ao trabalho seja feito de forma gradual. Terá que ser feito de uma forma estruturada para que a própria empresa não seja prejudicada no futuro. A recomendação é que tenha uma espécie de rodízio entre os funcionários separados por grupos, pois desta forma, ficará mais fácil controlar uma eventual contaminação na empresa, testando e afastando apenas um dos times reduzidos.

Por isso, é necessário que a empresa busque parâmetros para este retorno com um  plano eficiente de retomada utilizando os recursos da medicina e segurança do trabalho.

Pensando nisso, a SEG estará pronta a te atender da melhor e mais eficiente forma possível, tomando todos os cuidados necessários para que a volta da rotina ao trabalho, seja feita de uma forma totalmente segura.

Portanto lembre-se, nesse novo normal, é imprescindível que sejamos conscientes com todos esses hábitos de higienização, pois desta forma, iremos evitar o contágio ao máximo e promover um ambiente harmônico.